domingo, 3 de março de 2013

Prótese ou peruca?

Interior da prótese

Chamamos próteses capilares, aos postiços ou perucas que aplicamos em zonas concretas provocadas por uma alopécia, e que devem aplicar-se com um autocolante ou outra forma de fixação, procurando uma integração óptima para que o resultado final seja o de não se notar a dita prótese capilar. As próteses podem ser também completas, ou seja cobrir toda a cabeça, contudo obrigam sempre a ser fixas de alguma forma.

As perucas não necessitam de nenhum tipo de fixação (podem ter uma base ou pequenas bandas com silicone, de forma a colocar o autocolante), pois elas próprias têm formas de se apertarem de forma a que se adapte totalmente à forma do crânio.

O nosso método é o mais seguro do mercado, simplesmente tatuamos a sua face  na sua cabeça e ensinamos a falar com a cabeça para baixo.Contudo, hoje, vamos debruçar-nos só sobre as próteses capilares. Estas atingiram um nível de perfecionismo tão elevado que em algumas pessoas que conhecemos do dia a dia, se tornaram no seu cabelo "natural". Mas de facto o que é a prótese capilar? É a aplicação de cabelo ou de fibra específica com a aparência e toque do cabelo natural sobre uma base de rede ou de pele ou mista, permitindo depois a realização do penteado e corte mais adequado ao utilizador. 


Existem diferentes tipos de personalização da prótese: à medida (realizada especificamente para o cliente) e standard (já preparadas e que podem depois ser personalizadas), estas são as mais procuradas pois têm medidas que servem a 90% (ou mais) dos casos de alopécias, para além da entrega ser imediata. Note-se que a durabilidade de umas e das outras varia.

As cores variam desde o negro até ao branco, portanto a 100% dos gostos.

Mas, então, porquê tanta resistência ao uso da prótese?
Antes de (masculino)
Depois de (masculino)Bem, em termos de história (recente) muita gente conhecia alguém que tinha um "capachinho", este tinha um aspecto normalmente muito artificial (ainda hoje existem poucos posticeiros ou cabeleireiros especialistas com conhecimentos ou antes, com à vontade suficiente, para manejar as próteses) e naturalmente que por falta de divulgação a grande generalidade das pessoas desconhece as melhorias realizadas nos últimos anos quanto à naturalidade do produto.

Perguntam-me também se de facto é necessária o uso da prótese ou comentam "é só uma maneira de alguns ganharem a sua vida". Aqui tenho também a dizer-vos que não é bem assim. 

Primeiro, o cabelo aconchega no inverno e protege no verão, creio que estamos todos de acordo. 
Antes de (feminino)Segundo, o cabelo tem uma razão de existência, na cabeça protege áreas com muito pouca protecção e por exemplo no verão, os vasos sanguíneos podem dilatar-se ao ponto de existirem derrames...
Depois de (feminino)Terceiro, não menos importante, o visual hoje é importante pois é o primeiro impacto numa entrevista de emprego, é a primeira impressão num encontro, é preciso mais exemplos?

Foquei a questão de apresentação, deixo exemplos de antes e depois da aplicação para me fazer entender.

Mas então se é tão natural, porque não é mais divulgado? Bem, existem muitos utilizadores que por razões óbvias não andam a espalhar que usam prótese... e se o produto tem uma qualidade tão elevada em termos de apresentação, naturalmente que as outras pessoas que com ele(a) convivem, não se apercebem que tem uma prótese. Paradoxo? talvez, mas é a realidade. 

Por outro lado, existe o "tabu" de ter uma prótese, "o cabelo é de pessoas falecidas" (voltarei a este tema noutra altura); "olham e riem-se de mim..." ; "ser calvo está na moda"; "poupo no cabeleireiro". Enfim, não faltam comentários. 
Bem sobre isto, apenas digo o seguinte: quantas pessoas que usam prótese e estão consigo diariamente e ainda não se apercebeu que usa uma prótese...

Sugerimos assista aos 2 vídeos sobre uma participação no programa Querida Júlia:

Vídeo 1: usam-capachinho-e-nao-tem-problema-nenhum

Vídeo 2: o-sr.-domingos-ja-tem-um-novo-visual

Acredite no seguinte: quanto mais bem penteada estiver a prótese, mais artificial ela vai parecer às outras pessoas. E naturalmente o contrário também é verdade. 

Por outro lado, é importante que se note que não são apenas as pessoas com alopécias a usar prótese. Muitas vezes surgem como necessidade de imagem de pessoas que sofreram acidentes (cirurgias, queimaduras, etc), nuns casos para toda a cabeça, noutros casos de forma e dimensão específica para compensar essas faltas de cabelo.

Não ficou totalmente esclarecido? Não concorda, concorda mas não é para si? Enfim, qualquer que seja a sua razão, deixe o seu comentário, contudo assista a mais este vídeo: Spot publicitário ou então selecione no canal da Capel-lo no YouTube (ver abaixo)  e veja como pode ir à piscina com prótese e descubra porque existem tantas pessoas com prótese e você nem se apercebe...


Agradecimentos: Toni Santos y Juani, técnicos de Capel-lo que durante os últimos anos me têm ensinado muito e me obrigam a diariamente pensar em novas formas de melhor servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por partilhar a sua opinião.